Aula de Recitação

05/12/09 – sábado

          Tive acesso a uma curiosa gravação de áudio realizada ontem por Thiago Nassif, quando Ângela Castelo Branco levou seus alunos para uma aula de poesia no interior da cabana. Na ocasião, RES e alguns discípulos estavam no local. Conforme um dos alunos de Ângela demonstrasse certa dificuldade em recitar um poema, RES pediu a Flávia Tavares que interferisse e fizesse o aluno declamar melhor. Persistindo a dificuldade, o próprio RES interveio, travando com o referido aluno este mefistofélico diálogo que, começando pela pergunta de RES, segue abaixo transcrito literalmente:

– Como é teu nome?

– Meu nome é Luís.

– E você quer ler esse poema diferente?

– Na verdade, eu estava lendo e ela [Flávia Tavares] falou para mim: “seja você!”.

– E você quer ser você?

– Eu tenho o esforço de ser eu.

– Se eu te falasse que posso fazer algo para que você leia esse poema diferente, você aceitaria?

– (silêncio)

– De maneira diferente de tudo que você já leu… Você correria o risco?

– (silêncio)

– Eu estou dizendo que posso te dar algo que vai permitir que você leia esse poema de maneira totalmente diferente do que você leu. Você só tem que dizer sim ou não. E se você disser sim, a entrega é total.

­ – (silêncio)

– E se você disser não, eu vou praquela cadeira tomar um copo de vinho.

– É, eu aceito.

– Ótimo.

          A isto se seguiu, conforme testemunho dos presentes, que RES cortou com uma tesoura a franja do cabelo do aluno, ao que acrescentou:

– Vai lá no espelho se ver, e aí você lê o poema de novo.

          Voltando do espelho, o aluno pôs-se diante da pianola elétrica e, improvisando acordes desconexos, começou a declamar terrivelmente, simulando canto lírico com uma voz afeminada e estridente, como fosse um castrato italiano. Sob risadas escarninhas de RES, a performance do aluno beirou os limites da histeria.

– Agora ficou GENIAL, velho! – completou RES efusivamente ao fim da apresentação, retirando-se depois para fumar seu charuto.

          O aluno permaneceu confuso durante certo tempo, sem atinar com o que havia sucedido. Então pegou da tesoura e foi até lá fora onde Rubens estava.

– Posso cortar seu cabelo?

          Rubens inclinou a cabeça e recebeu o corte.

4 Respostas to “Aula de Recitação”


  1. 1 Jorge L. M. M. 06/12/2009 às 21:33

    que aconteçam mais “Diálogos” como esse, no mundo extemporâneo, no nosso mundo ou qualquer. Hesíodo incorporeted.

  2. 3 Antôni Conselheiro 09/12/2009 às 10:32

    Diálogo.
    Diálogo Diálogo
    Diálogo
    Diálogo
    Diálogo

    Engraçado o método, o Mestre diz “Posso te DAR uma coisa que vai te fazer ler como vc nunca leu antes”

    E escolhe TIRAR algo do Aluno/Discípulo/Apóstolo/Réu

    Muito enriquecedor…

    agora entendo o motivo da cabana,MOradia irregular.Fruto da desapropriação em alguns casos…

    autoridade embasada nos “ARranjos” do mestre.

    quem o proclama?


Deixe um comentário




Estatísticas

  • 29.278 acessos
Follow DCAL – Diário da Cabana: Abrigo Literário on WordPress.com

Todas as Postagens

CLIQUE PARA VER A IMAGEM INTEIRA

CLIQUE PARA VER A IMAGEM INTEIRA

Entre seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novas postagens

Junte-se a 8 outros assinantes