Diretor Nacional da FUNARTE visita cabana

  15/01/10 – sexta-feira

          Esther Góes, Coordenadora do Complexo Cultural FUNARTE São Paulo, convidou pessoalmente os integrantes da Cabana Arte Extemporânea para um evento interno de confraternização dos funcionários da instituição a partir das 16h. O encontro realizado no Centro de Convivência Waly Salomão contou com a presença de Ricardo Resende, Diretor Nacional do Centro de Artes Visuais da FUNARTE, mentor desta 2ª Edição do projeto ENTORNO DE / NOS LIMITES DA ARTE, que inclui, em São Paulo, a Cabana Arte Extemporânea, do Atelier do Centro (capitaneado por Rubens Espírito Santo); a exposição Da Terra ao Povo, da OSCIP Mestres da Obra; e a instalação Café Vacance, de Laura Huzak.

          O projeto de Resende contempla “ocupação das galerias da Funarte em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília, fortalecendo assim a instituição, em todo seu conjunto, como lugar de expressão cultural, de formação de público e de reconhecimento da diversidade dos valores culturais da arte brasileira“, conforme anunciado no impresso oficial produzido para a mostra.

          Este, aliás, é tão oficial que conta com a chancela do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, do Ministro da Cultura Juca Ferreira e do presidente da Fundação Nacional de Artes do Governo Federal (FUNARTE) Sérgio Mamberti, o qual, em parceria com o diretor nacional Ricardo Resende, assina uma sinopse do projeto que segue reproduzida integralmente:

          “Para dar sequência à série Entorno de – Nos limites da Arte, a Fundação Nacional de Artes apresenta, em seu Complexo Cultural em São Paulo, três exposições experimentais: Cabana Arte Extemporânea, do Atelier do Centro; Da Terra ao povo, do grupo Mestres da Obra; e Café Vacance, da artista Laura Huzak Andreato.

          O Atelier do Centro exibe uma forma provocativa do fazer artístico na atualidade ao transformar o que seria espaço expositivo em uma espécie de casa ou cabana, onde ocorrem encontros entre artistas e público. Discussões filosóficas sobre arte misturam-se às tarefas de cozinhar e comer, como se o grupo expusesse as atividades do seu cotidiano, como forma de arte que se mistura com a vida.

          Da Terra ao Povo é também uma mostra híbrida, que reúne poesias, design industrial alternativo e trabalhos artísticos – como fotografia, escultura, pintura, instalação e videoarte. São peças geralmente recicladas por operários da construção civil (que contam com o apoio da organização social Mestres da Obra) a partir de materiais utilizados em seu cotidiano.

          Laura Huzak Andreato dá continuidade às intervenções do projeto Nome Fantasia, que vem criando no decorrer de 2009. Café Vacance é uma instalação que, com humor e ironia, questiona a indústria do turismo.

          As três exposições tornam-se, aos olhos do público, um único espaço de encontro, pois seus limites não estão definidos. Ao difundir obras que privilegiam a convergência de linguagens, a Funarte se abre para outras formas de compreensão da arte.

 Sérgio Mamberti, presidente da Funarte e

Ricardo Resende, diretor do Centro de Artes Visuais”

[continua amanhã]

3 Respostas to “Diretor Nacional da FUNARTE visita cabana”


  1. 1 Orivaldo Bernz Junior 18/01/2010 às 11:22

    Por favor mostre fotos da confraternização do dia 15/01/2009.Obrigado.

  2. 2 Orivaldo Bernz Junior 18/01/2010 às 11:23

    Por favor mostre fotos da confraternização do dia 15/01/2009.Obrigado

  3. 3 diariodacabana 18/01/2010 às 15:29

    Infelizmente, não possuo fotos da confraternização. Fico lhe devendo essa. Porém, se achar alguém que as tenha, publico-as imediatamente.


Deixe um comentário




Estatísticas

  • 29.278 acessos
Follow DCAL – Diário da Cabana: Abrigo Literário on WordPress.com

Todas as Postagens

CLIQUE PARA VER A IMAGEM INTEIRA

CLIQUE PARA VER A IMAGEM INTEIRA

Entre seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novas postagens

Junte-se a 8 outros assinantes