Para os que retornam

  03/01/2009 – Domingo

            Para os que retornam, segue um texto de Rubens Espírito Santo em co-autoria com André Sztutman, o qual chegou às mãos deste escrivão em 22/12/2009, quando esteve no atelier do centro em busca de orientação para estudos de arte moderna (cf. O Guia do Curioso). Na ocasião, RES solicitou que o texto fosse publicado neste diário. O atendimento à demanda realiza-se hoje, aproveitando o ensejo oferecido pelo encerramento oficial da série Correntes da História nesta véspera de retorno do corpo de artistas ao espaço físico da galeria Mario Schemberg, na FUNARTE/SP.

          Que este texto possa servir de inspiração a todos os integrantes da ocupação, a qual entra agora em sua fase decisiva.

 

TEXTO DE R.E.S e A.S.

  1.

Da convivência de todos:

Sobre a GUERRA:

Do homem com ele mesmo.

Do homem e sua sombra.

Doença e cura.

Conscientização de um órgão para a cura: Inocular-se.

Sobre o outro.

Amizade – percepção do outro.

Amor – potencialização do outro.

Amor e amizade me fornecem uma noção do outro

O outro possibilita a autoperceopção: COMUNHÃO

Solo espiritual (Temenos): campo do ritual, espaço sagrado.

Fora e dentro é a encruzilhada – lugar de travessia.

O transbordamento da missão: missão coletiva e missões individuais.

Por exemplo: qual é exatamente a missão de R.E.S. e qual a de A.S.?

 Missão de R.E.S.: Direcionar o outro para ele mesmo. Atravessá-lo. Dar um gato no outro.

Missão de A.S.: Estar na encruzilhada – cruzada: recepção; reunir pessoas por um motivo grandioso.

 2.

 O que chamam política chamaremos ética: o novo advento.

A política (ética) é a economia (provisão) da alma.

A ética é a provisão do corpo incorporado.

O corpo incorporado é a provisão de recursos de uma nova tecnologia imunológica.

Grande vulcão vivo e incandescente que se proclama mundo.

O ímpeto é o excesso do corpo.

Ímpeto: impulso, movimento repentino, força súbita e intensa, violência, entusiasmo, arrebatamento, poder de ação, dinamismo, vitalidade, energia, calor.

O corpo imanente propicia a abertura e arrebatamento.

Kurt Gödel – Não existe mais nada acabado, há um inacabamento do ser, ou seja, o ser está no devir.

 3.

 O que chamam ética chamaremos corpo incorporado, possuído, habitado.

Corpo autorizado.

Que nos impele a dizer palavras1, a sustentar a beleza2 e o expurgo.

 

  1. Palavras: o sagrado – corpo de sentimento caloroso – “e o corpo se fez verbo”, e o corpo se fez comunicação.
  2. Beleza: estar no exercício da sua razão de viver. “Beleza é o brilho do que é verdadeiro”, J. Beuys.

 4.

O corpo é quente como o sangue

No lugar de saudade, afirmaremos comunhão – celebração, presentificação.

Corpo enquanto compaixão – corpo sem ressentimentos.

O corpo e a compaixão é o desprendimento de ter para si. Não quero mais nada só para mim.

Amar é oferecer-se.

Estar em fluxo com o amor para deixá-lo ir.

No lugar de avareza, a onda de Katsushika Hukosai!

 5.

 Viva o amor heterogêneo não depredador!

O vampiro sem reflexo é “assidente“.

Reflexo é proteção, preservação da vida.

O antivampiro: o sol, a colméia, a abelha, o instinto de sobrevivência.

ANTIMUTUALISMO, ANTIEXÉRCITO.

 

Hexagrama 13. Tung Jen / COMUNIDADE COM OS HOMENS:

 “A imagem do trigrama superior, Ch’ien, é o céu; a do trigrama inferior, Li, é a chama. Por sua própria natureza o fogo arde em direção ao alto, rumo ao céu. Isso sugere a idéia de comunidade. Devido ao seu caráter central, é a segunda linha que reúne à sua volta as cinco linhas fortes. Este hexagrama é o oposto do hexagrama 7, O EXÉRCITO. Neste último o perigo encontra-se no interior e a obediência no exterior, caracterizando um exército guerreiro que para manter-se unido necessita de um homem forte entre muitos fracos. Aqui a clareza encontra-se no exterior o que caracteriza a pacífica união entre os homens, que para manter sua coesão necessita de uma pessoa suave entre muitas firmes.”

 

Elias Canetti – nunca desejar o vazio.

 

MODÉSTIA pág. 70 do I-Ching.

6 na quinta significa:

 

NÃO SE VANGLORIE DA SUA RIQUEZA DIANTE DO PRÓXIMO.

É FAVORÁVEL ATACAR COM VIOLÊNCIA.

NADA QUE NÃO SEJA PROPÍCIO.

A modéstia não deve ser confundida com a indulgência fraca que tudo deixa passar. Quando um homem ocupa uma posição de responsabilidade deve, em certos momentos, recorrer a medidas enérgicas. Mas para isso não deve tentar impressionar fazendo alarde de sua própria superioridade, e sim assegurar-se dos que estão ao seu redor. As medidas a serem tomadas devem ser puramente objetivas, sem qualquer conteúdo de ofensa pessoal. Assim, a modéstia manifesta-se até mesmo no rigor.

 

3 Respostas to “Para os que retornam”


  1. 1 Adriana 04/01/2010 às 23:17

    Estou acompanhando o diário.
    Muito bom!!!!!
    Abraços

  2. 3 macadden 05/01/2010 às 3:45

    não tive paciencia pra ler mais vendo por cima me pareceu algo


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