Café Autoral

08/01/10 – sexta-feira

            Por que não fazer do café da manhã uma obra de arte? Silvia Mharques, depois da intimista apresentação de ontem (cf. Sobre a entrada da FUNARTE II), levantou os ocupantes da cabana com um café da manhã especial. Enfeitou com flores amarelas a grande mesa principal, sobre a qual estendeu uma tela em branco de pintura como toalha de mesa e dispôs os produtos que comprara: chá de morango, mamões, mangas, presunto, queijo, suco de laranja, pão francês, café com leite, chocolate.

            Tomaram o café de Silvia Mharques Rubens Espírito Santo, Rafael Aboud, Bruno Pastore, Renata Junqueira, Lucas Schlosinski, Bhagavan David e sua irmã Ester. A conversa girou em torno de amenidades, num clima bastante familiar.   

            Como o acontecimento estava sendo filmado de cima por uma câmera instalada por Schlosinski na estrutura de metal do teto, o assunto certa hora recaiu em direitos autorais. Sim, porque há uma questão profissional sobre uso de imagem a ser resolvida: Schlosinski, encarregado de registrar a ocupação, pode – e deve – fazer desse registro videoarte. Mas ao fazê-lo, ele o faz sobre obras de outrem: as geladeiras gestacionais de Silvia, por exemplo, que constituem uma obra de excepcional valor.

            Tanto Silvia quanto Schlosinski estavam de acordo sobre qual o melhor negócio: somar, atuar em parceria. Mas Rubens, tarimbado, levantou um ponto importante: “pode ser que um dia vocês se olhem e se odeiem…” De fato, o mundo dá voltas, e nada impede que o ódio de hoje seja o amor de amanhã e vice-versa. Silvia e Schlosinski chegaram então ao único acordo profissionalmente possível: a redação de um contrato, assinado pelos dois, em que a liberdade para Schlosinski usar imagens de obras de Silvia é total, desde que o lucro com a videoarte seja repassado à artista plástica em 50%. Estando bom para ambas as partes, o acordo foi fechado, restando apenas os trâmites legais.

            De resto, o evento matinal rendeu uma pintura peculiar, de cores suaves (a tela que serviu de toalha de mesa terminou borrada com café, manga, suco de laranja etc.) e uma boa captação para videoarte. Satisfeitos, os convivas deixaram a mesa.

2 Respostas to “Café Autoral”


  1. 1 macadden 12/01/2010 às 4:27

    direito autoral é pra depois criançada,vamo si coça qui ta muita estrela pra pouca constelação

    • 2 diariodacabana 12/01/2010 às 8:19

      O senhor MacAdden certamente não tem a dimensão do que seja um artista profissional, isto é, alguém para quem a arte é seu trabalho e sustento. Igualmente, não sabe de quem está falando: Silvia Mharques é uma artista plástica de 47 anos, com longa experiência em produção e ensino. O senhor MacAdden, contudo, ninguém sabe quem é, nem que idade tem, para dizer o que diz.


Deixe um comentário




Estatísticas

  • 29.278 acessos
Follow DCAL – Diário da Cabana: Abrigo Literário on WordPress.com

Todas as Postagens

CLIQUE PARA VER A IMAGEM INTEIRA

CLIQUE PARA VER A IMAGEM INTEIRA

Entre seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novas postagens

Junte-se a 8 outros assinantes