Sobre um pedido do governo – Ou: definições de Esquerda e Direita

André Luiz F. Torres

Precisamos focar em nossas vidas mas o governo contrarrevolucionário do Brasil pede que rebatamos polêmicas plantadas para confundir o país, por isso segue (com atraso, como calhou) vídeo atinente, de professor gabaritado, no ensejo do qual interponho meu ponto de vista de não-especialista, a saber:

Tendo que

  1. Esquerda = corrente social de revolução, com maior identificação vertical (por estrato social);
  2. Direita = corrente social de contrarrevolução, com maior identificação horizontal (por espaço geográfico);

Tem-se que:

Nazismo (uma forma de fascismo*) é de direita, e de extrema-direita, por ser contrarrevolução radical.

Não por acaso seu lema era “Alemanha acima de tudo”, porque as contrarrevoluções apelam por reunificação étnico-geográfica como reação à pressão de reviravolta nas classes sociais.

Não é demais ressaltar que os extremos se encontraram historicamente no totalitarismo, como o comunismo na extrema-esquerda.

P.S.: Contrarrevolução (retomada de ordem anterior) é também revolução (reviravolta social). A posição antirrevolução (nem revolução nem contrarrevolução) é o que se chamaria Centro, se é que este é possível em sentido absoluto, sem tender para o reformismo de centro-esquerda ou centro-direita.

Nota: Esquerda e Direita são termos mais abrangentes que as diversas ideologias específicas (anarquismo, comunismo, liberalismo, fascismo etc), pois estas são meros sistemas abstratos de ideias, mais ou menos bem bolados, enquanto Esquerda e Direita dizem respeito a fenômenos inerentes à dinâmica social concreta. Como na França: chegado o tempo de crise da monarquia, os que queriam derrubá-la sentaram-se à esquerda do parlamento, os que queriam reerguê-la, à direita, donde o estabelecimento dos termos.

(Acho que eu teria ficado na centro-direita na ocasião; ou centro-esquerda? Ali pelo centrão, possivelmente; ou não, dependendo da fase – maníaca ou depressiva –, não sei)

Sobre ideologias, a propósito, já me ocorrera o seguinte quadro comparativo, o qual pode também colaborar com o governo em suas preocupações:

Corinthians: comunismo (esquerda)

Santos: social-democracia (centro-esquerda)

São Paulo: liberalismo (centro-direita) 

Palmeiras: fascismo (direita)

Esse meu ponto de vista, que me conveio expressar. E vamos tocando em frente, se deixarem.

* Fascismo: imposição de contrarrevolução através de milícias.

2 Respostas to “Sobre um pedido do governo – Ou: definições de Esquerda e Direita”


  1. 1 Gustavo 05/04/2019 às 23:40

    “Alemanha acima de tudo”, mais claro impossível. E muito bem lembrado que lá no outro extremo eles também cagaram legal. Mas é lamentável vermos e vivermos esse momento de retrocesso, cosntatar esse equívoco anunciado que vamos ter que vomitar daqui a 4 anos. Lastimável.


Deixe um comentário




Estatísticas

  • 29.278 acessos
Follow DCAL – Diário da Cabana: Abrigo Literário on WordPress.com

Todas as Postagens

CLIQUE PARA VER A IMAGEM INTEIRA

CLIQUE PARA VER A IMAGEM INTEIRA

Entre seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novas postagens

Junte-se a 8 outros assinantes